Surpreenda seu Cliente - Matrículas 2010

20/10/2009 23:22

SURPREENDA SEU CLIENTE

"Todo dia ela faz tudo sempre igual” (Chico Buarque)

        Caros leitores. Inicio a nossa conversa com algumas considerações. Vocês sabem o que farão amanhã? Estão convencidos de que absolutamente nada pode mudar o rumo do que estabeleceram para suas vidas nos próximos dias, meses, etc? Suas convicções permanecem as mesmas de 10 anos atrás? Pois bem, precisamos começar a identificar o que está acontecendo para depois conseguirmos avançar na direção das possibilidades de realização dos nossos projetos, dos nossos sonhos.

        Vivemos um momento em que a INSTABILIDADE representa o grande paradoxo das empresas e das pessoas. Organizações de toda ordem, sofrem com os efeitos dessa onda. É impossível imaginarmos uma rotina planejada a partir de dados que combinados levarão invariavelmente a um determinado resultado. Esqueçam. Isso não vai mais acontecer. Não dá para afirmar que isso, vai dar naquilo ou se fizermos isso, aquilo outro vai acontecer.

        Na verdade, estamos mergulhados num cenário de inúmeras possibilidades. Um cenário absolutamente imprevisível, que ao mesmo tempo se mostra maravilhoso e terrível. Maravilhoso porque nos remete a um terreno de buscas e descobertas permanentes. Terrível porque fragmenta o homem, despedaça suas heranças culturais e sociais. Cria uma sociedade baseada no imediatismo, sem conteúdos, costurada por rótulos. Aproveito para fechar essa introdução com uma síntese do prof. Artur Motta: “Em resumo, diríamos que passamos do tempo da natureza, em que as atividades obedeciam às estações do ano e às condições climáticas, para o tempo do relógio, em que a marcação passa a se  dar de modo mecânico e objetivo, trazendo uma pretensa libertação do homem frente à natureza. Na medida em que passamos a viver numa cultura em que o espaço e o tempo se tornam relativos, a identidade torna-se uma celebração móvel e passa-se a falar mais em identificação, que traduz a idéia de permanente processo, do que em identidade, que passa a idéia de algo estabelecido, pronto e acabado.”

        Muito bem. E daí? Certamente nessa altura do texto vocês devem estar se perguntando qual a relação dessas palavras com o nosso tema.

        SURPREENDA O SEU CLIENTE

        Imagino que já tenha ficado claro que as pessoas sofrem e se realizam com as mudanças, que esse cenário de transformações é inevitável, que não dá para pensarmos em tendências para daqui há 10 anos e etc. Bem... sendo assim, aonde vamos chegar? O que fazer para conquistarmos alunos? Como cativá-los para que permaneçam na minha escola? Como me relacionar com os pais?

        Todas essas perguntas tem origem num mesmo elemento. A ROTINA. É meus caros diretores e administradores. ROTINA. Aprendemos a fazer de um jeito e não largamos o osso. Repetimos o mesmo modelo. Afinal, time que está ganhando não se mexe. Será? Não podemos esquecer que as razões para o nosso sucesso ontem podem representar exatamente as razões para o nosso fracasso hoje. Como já dizia o prof. Marco Aurélio Vianna: “Seja amigo da mudança.” Na verdade, não adianta simplesmente realizar as suas tarefas de forma correta e dentro da mesma rotina. É preciso MUDAR. Há uma pesquisa desenvolvida pelo canadense Mark N. Nesbitt que sinaliza o seguinte: “Quando os clientes falam de um serviço realmente bom ou realmente ruim, prestado por uma empresa, eles falam de coisas que fogem à rotina do dia-a-dia dessa empresa. Essas lembranças, boas ou ruins, são sempre referentes a alguma coisa muito especial e surpreendente que a empresa tenha feito para o cliente, de bom ou de ruim, e não de aspectos rotineiramente bons ou ruins.”

        Precisamos compreender de uma vez por todas que nada adianta fazer o feijão com arroz. É preciso ENCANTAR, EMOCIONAR, SURPREENDER o seu cliente. Caso contrário você vai ficar como na música do Chico Buarque – “todo dia ela faz tudo sempre igual. “ E haja paciência, ou melhor: haja estômago para tanto feijão com arroz.

 

Equipe Integral.

 

 

 

Voltar