Onde sua escola está errando?

13/10/2009 00:48

Todos nós sabemos da importância do marketing como fator de diferenciação competitiva em relação ao mercado educacional.

A questão é: onde a minha escola está errando em marketing? Como acompanhar e cobrar resultados?
Essas questões são fundamentais para que o gestor educacional possa avaliar a sua empresa, acompanhar as expectativas da sociedade e, principalmente, sobreviver num ambiente extremamente complexo e incerto.

Ano após ano continuamos insistindo na mesma mensagem pendurada na porta com a frase de impacto:

  •     Matrículas Abertas!
  • Ensino de Qualidade!
  • Venha Para a Melhor Escola de...!
  • Aqui O Seu Filho Aprende de Verdade!
  • O Nosso Compromisso é Educar O Seu Filho!
  • Venha Conhecer, Uma Escola de Verdade!

    Antes de mais nada é preciso deixar claro que essas chamadas não atraem a atenção de ninguém. Ao contrário. O máximo que você consegue com essas placas é ser igual a todo mundo. É a mesma história de sempre – trocar seis por meia dúzia.

    Não adianta esperarmos por dias melhores. Precisamos fazer os dias melhores. E para isso existe uma regra indiscutível.

    As escolas são EMPRESAS e precisam assumir o seu papel de empresas. E os seus diretores precisam assumir definitivamente o papel de EMPRESÁRIOS. Não podemos nos sentir envergonhados ou com medo. Somos empresários.

    A escola é uma empresa prestadora de serviços. E como qualquer segmento da sociedade enfrenta os desafios da concorrência e as variáveis incontroláveis, muitas vezes injustas, das leis e conseqüentemente precisa acordar para o fato de que a única saída está na profissionalização dos seus serviços.

    Observando empresas, organizações, partidos políticos, igrejas, indústrias, clubes de futebol, chegamos a conclusão de que aqueles que se destacam, normalmente, são os que investem em treinamento, marketing e são totalmente comprometidos com o cliente. São aqueles que procuram a partir da observação da realidade, do cotidiano, se reinventar todos os dias. As empresas vitoriosas são por excelência dirigidas que acreditam que podem fazer sempre mais e melhor.

Você pode ler as novas postagens nesse blog via RSS Feed.

Voltar