A Escola rumo a Era da Inovação

18/10/2009 23:07

  O que a sua escola prioriza: empenho total na busca das melhores maneiras de transmitir o conhecimento ou fazer funcionar sem problemas, seguindo aquele "velho" padrão?

    Muitas instituições de ensino ja identificaram a importância da criatividade e da inovação como diferencial competitivo, e estão dispostas a tratá-las como um sistema, não como ocorrências eventuais.

    Para isso é preciso a adoção de uma postura inovadora. A escola precisa ser capaz de desempenhar o papel de "chave" para abrir o potencial criativo.

    Mas por onde começar essa "revolução"?

    "O motor de arranque da criatividade é o questionamento".

    A instituição de ensino deve estar consciente do fato de que fazer as coisas de uma maneira consagrada, aprovada, estruturada há muito tempo não garante que essa seja a melhor maneira. A partir do questionamento, identificará problemas e oportunidades que exigirão o pensamento criativo.

    Outra vantagem é que, além de capacitar a equipe docente e os alunos, esse processo inovador pode ser lucrativo para a escola, já que criatividade de professores, diretores e funcionários pode gerar idéias para simplificar processos administrativos, otimizar instalações e reduzir custos em todas as áreas.

 

Equipe Integral

Voltar