Como anda o Marketing da sua Escola?

18/10/2009 23:25

Atualmente, as instituições de ensino, como quaisquer outras empresas em diferentes segmentos do mercado, cometem deslizes, tanto na condução quanto na escolha dos caminhos que seus negocios seguem, por não atenderem as necessidades especificas de seu proprio mercado. O dinamismo impera para garantir o sucesso dessas empresas. 
Confira alguns aspectos nos quais nossas instituicões estão deixando a desejar:

1. Comportamento do consumidor
Para que a sua escola tenha lucro, voce deve saber o quanto pais e alunos estão dispostos a pagar pela diferenciação. A partir desta edição, tentaremos mostrar alguns dos descuidos que acontecem nas instituições de ensino por falta de direcionamento mercadologico.
O consumidor, a cada dia que passa, não quer mais ser fiel a uma marca, ele quer ter a liberdade de escolha na hora de consumir. Os jovens tem o poder da influencia na decisão da matricula.

2. Pesquisa de mercado
E fundamental passarmos para os alunos a sensação da experiência que é estudar em um lugar agradavel e numa escola de gente feliz. Para isso, serve uma pesquisa de mercado.
Em outras palavras: como fazer uma investigação em cima de um problema real, levantando necessidades reais do mercado sem cria-las atraves de uma visão miope. Estudos já desenvolvidos por pesquisadores demonstram que a seguranca dever ser uma das principais preocupações da escola. 

3. Planejamento Estratégico
As escolas bem-sucedidas serão as poucas que conseguirem manter seu marketing em constante mudança. Parece que o planejamento estratégico foi deixado de lado e as táticas operacionais do dia-a-dia se confirmaram como soluções momentaneas. Sera que não estamos somente formando uma grande bola de neve e empurrando os problemas para um futuro proximo?
É possivel perceber que esses problemas se revelam nos resultados das matriculas e, então, nos perguntamos: Realizamos tantas ações, produzimos tantos eventos, anunciamos em varios veiculos, investimos em patrocinios culturais, sociais e esportivos... E as matriculas diminuem, a inadimplencia aumenta, comeca a migração de professores para outras escolas, aparecem novas escolas em meu bairro, na minha cidade. Onde foi que eu errei??
Deve-se também definir objetivos concretos e sólidos para a sua instituição de ensino:
Por exemplo: concentrar esforços naquilo em que somos bons. Como nos posicionamos em nosso mercado (posicionamento = percepção de valor que pais e alunos de sua comunidade tem de sua escola). Quando falo em posicionamento, vale observar que ele não é determinado pela sua instituição, mas sim pela quantidade de atributos e características pelas quais sua escola se diferencia e que o mercado absorve e percebe.

4. Diferenciação
Os alunos que veem suas expectativas ultrapassadas, necessitarão de outras mais elevadas da próxima vez! Já ouvimos várias vezes que erros ou problemas devem ser encarados como oportunidades e é atraves delas que buscamos a diferenciação.
Como diz Michael Porter, um dos papas do marketing e da estratégia: Ou somos diferentes ou temos preços baixos. Quantas escolas já adotaram a segunda opção e mantiveram a sua escolha sendo líderes de mercado com preços baixos? E por quanto tempo?

5. Propaganda e promoção
Uma estratégia eficaz de comunicação exige a capacidade de se diferenciar dos outros. É importante saber quando fazer promoção ou propaganda, de que forma, qual o investimento necessário. Como evitar erros constantes e, por último, ficar atento aos sistemas de relacionamento e a manutenção dos clientes, atuais e novos. Não terão êxito as escolas que não oferecerem acesso interativo aos seus alunos.

6. Sala de matricula (ponto de venda)
 
É na sala de matricula que tudo o que foi anteriormente dito e planejado se concretiza.

 
Equipe Integral.
 
 
 
 
 
 
 

 

Voltar